Quem é você, Alasca?, John Green

Sinopse: "Miles Halter está cansado de sua vida monótona e sem amigos. Então decide ir para o mesmo colégio interno em que sei pai estudou na adolescência. Miles está atrás de um grande talvez, como disse o poeta François Rabelais. Mas ele não imagina a quantidade de coisas que está prestes a mudar quando ele entrar para a Culver Creek. Ele vai conhecer Alasca Young, uma garota inteligente, feminista, extremamente sensual e um tanto quanto problemática, que o levará a responder o enigma de como sair do labirinto. "
Título: Quem é você, Alasca? | Autor: John Green | Editora: WMF Martins Fontes | ISBN: 97885782787331 | Páginas: 240

   Eu ouço falar desse livro milhares de vezes ao dia, no facebook muitas pessoas comentam e falam do título como seu "livro favorito" ou "livro perfeito" e eu senti a necessidade de tirar a minha conclusão disso tudo, saber o que tinha de tão fissurante nesta história e este foi meu segundo romance de John Green.


   É engraçado. Em primeiro lugar devo dizer que nunca um livro chegou tão próximo de como os adolescentes do século realmente são. Suas inseguranças, seus medos, seus desejos egoístas e suas qualidades também. Isso deixa a narrativa hilária, desde o linguajar até mesmo os atos dos personagens. É dinâmico e eu adoro isso. Não gosto de livros lentos ou facilmente decifráveis demais e nesta história as coisas são interessantes exatamente porque você nunca sabe o que vai acontecer, é surpreendente e te deixa de boca aberta. Uma cena melhor que a outra, rendendo bastante risadas e palpitações fortes.

   A personagem Alasca é a personagem mais excêntrica que eu conheci até agora nos romances. Apesar de suas constantes e inesperadas mudanças de humor, ela tem suas qualidades. Corajosa; engraçada; sexy sem ser vulgar; inteligente; feminista e adora ler.

   Entretanto, o final não tem sentido. Todas as coisas parecem não ter nexo algum depois de um certo acontecimento, mas ao mesmo tempo todas as coisas giram em torno disso deixando de lado outros pontos importantes na história. Chip e Miles ficam obcecados para desvendarem o que houve e esquecem deles mesmos, se culpam demais por algo que foi uma fatalidade. Daí desistem do nada e resolvem seguir sua vida do nada, fica tudo bem do nada. Não tem sentido eles sofrerem tanto e superarem tudo DE REPENTE.

   Miles é quem narra a história, e apesar de termos a Alasca no título do livro ele é o personagem principal. As coisas só aconteceram porque ele foi para Culver Creek, então, por que diabos ele se esconde nas sombras de Alasca e deixa ela protagonizar o tempo todo? Ele não evoluiu como personagem, voltou a ser o mesmo garoto que era antes de conhecer Alasca, porém agora fumante.

   É notável que a Alasca tinha algum problema psicológico e eu gostaria que John tivesse trabalhado mais nisso, dado um diagnóstico ou sei lá. Devido aos traumas que ela sofreu e sua personalidade forte e constantemente mutante. Embora ela seja uma personagem maravilhosa em vários aspectos, ela é uma "megera egoísta" em outros e eu não sei quem ficou mais irritado com isso: Miles, Chip ou eu.

   Eu gostei da história, mas não amei. Não é meu livro favorito e eu não o colocaria no meu top 5, pra ser bem sincera. É interessante sim, engraçado sim, fofo às vezes e gostoso de ler, mas não é tudo isso que o pessoal fala na internet. John poderia ter estruturado um final bem melhor, ou mantendo o final original apenas se aprofundando mais e rodado menos o mundo em torno do umbigo da Alasca, e sim de como os outros personagens continuaram suas vidas sem ela. Mas antes que eu dê spoilers, encerro dizendo que é uma leitura boa pra quem não está procurando nada profundo, apenas algo pra relaxar e rir.

E vocês? O que acharam do livro? Comentem!

6 comentários :

  1. Você sim tem futuro, é uma boa critica! Nunca havia olhado o livro por esse olhos e agora até fiquei meio confusa quem que John Green queria que fosse realmente o personagem principal da história? Apesar de tudo eu ainda sou apaixonada por esse livro e leria mais 10 vezes haha ♥

    www.palavrasrepetidas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlana, muito obrigada pelo elogio. Eu não leria novamente, mas adorei os personagens e creio que dará um ótimo filme.

      Beijão, adoro seu blog.

      Excluir
  2. Oi!
    Quando eles ficaram tão obcecados com o que acontece com a Alasca eu pensei que o desfecho fosse levar a outro rumo, mas realmente tudo acontece do nada.
    Mas mesmo assim eu gostei do livro, acabou me surpreendendo devido ao outro rumo da história que eu tinha em mente.
    Não é o meu favorito, mas eu gostei muito.

    Beijo
    Abraço
    literamusicas.blogspot.com.br
    facebook.com/literamusicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, adorei ler sua opinião. Eu gostei bastante também, mas como você mesmo disse não é o meu favorito.
      Adorei a visita, volte sempre. Beijão.

      Excluir
  3. Olá, conhecendo seu blog hoje. Gostei muito da sua forma como você escreve, sua resenha ficou ótima pelo fato de ter mostrado o que realmente achou do livro. Parabéns, curtindo o seu blog. Beijos!
    www.nadadeperfeito.com.br

    ResponderExcluir
  4. Você tirou as palavras da minha boca <3 eu me senti EXATAMENTE ASSIM! Acabei de terminar ele e tava atrás de alguém que compartilhasse do mesmo auishauisha no fim, acabei resenhando pra "botar tudo pra fora" quando terminei lembrei que você tinha dito que não tinha curtido tanto ele lá no Blogueiros Geek e vim aqui ver e "puf" compartilho do mesmo que você
    Bjuuuu
    Adorei a resenha *-*

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © Toca Geeky | Livros, séries, filmes e universo Geek!. Made with by OddThemes . Distributed by Weblyb